Ansiedade
O que é:
A ansiedade é um estado psíquico natural que é muito útil para nos alertar de um perigo e fazer com que nos preparemos para enfrentá-lo. No entanto, com a rotina corrida e as crescentes pressões profissionais, pessoais e financeiras, nossa mente não consegue relaxar e aproveitar momentos de descanso e bem estar, gerando quadros intensos de ansiedade. A ansiedade se torna problema quando traz prejuízos no desempenho das atividades do cotidiano e sociais, gera sofrimento, é intensa e permanece presente por um período de tempo.
Sintomas:
Psicológicos
- Constante tensão ou nervosismo;
- Sensação de que algo ruim vai acontecer;
- Problemas de concentração;
- Medo constante;
- Descontrole sobre os pensamentos, principalmente dificuldade em esquecer o objeto de tensão;
- Preocupação exagerada em comparação com a realidade;
- Problemas para dormir;
- Irritabilidade.
Físicos
- Dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração;
- Respiração ofegante ou falta de ar;
- Aumento do suor;
- Tremores e agitação nas mãos ou outras partes do corpo;
- Sensação de fraqueza ou cansaço;
- Boca seca;
- Mãos e pés frios ou suados;
- Náusea;
- Tensão muscular;
- Dor de barriga ou diarreia;
- Dores de cabeça e/ou no corpo.
Além disso, grande parte das pessoas com transtornos de ansiedade evitam as situações que podem desencadear sintomas e, com isso, passam a viver de forma muito restrita, como não sair de casa sozinho, não participar de encontros e outros eventos sociais.
Tratamento:
Uma das características do Transtorno de Ansiedade é que a pessoa não tem controle sobre seus pensamentos e sintomas. Muitos estudos comprovam que a psicoterapia é o tratamento mais adequado para essa patologia, pois com a ajuda do psicólogo é possível entrar em contato consigo mesmo e entender as causas e seus desdobramentos, compreender o funcionamento do mecanismo de ansiedade, reconhecendo comportamentos e desta forma ter a condição de alterá-los para obter qualidade de vida.